Pular para o conteúdo principal

A CRENÇA DA DIFICULDADE

                                         

    A vida é difícil, não é mesmo? 
    Errado!
    A vida é fácil. Nós que dificultamos tudo.

    Recentemente eu estava observando uma pessoa que conheço há muitos anos. Ela estava com dificuldade para abrir uma janela emperrada. Não lhe ocorreu usar um pouco de delicadeza ao abrir aquela janela. Tampouco, quem sabe, aplicar um pouco de desengripante ou óleo nas corrediças para facilitar sua abertura. Não, ela apenas ficou lá, lutando contra aquela janela, tentando usar sua força, quando o ideal seria ter mais "jeito". 
    Isso me faz lembrar o fato de que quando eu era pequena, eu adorava ir nadar no mar. Eu gostava de ir no "fundo" (local onde as ondas "quebram"). Por conta disso, eu me afoguei mais vezes do que posso me lembrar. Provavelmente eu deveria ter desenvolvido algum tipo de trauma, mas eu ainda adoro a praia. Não tem nada mais relaxante para mim do que tomar um banho no oceano. É no mar que eu deixo todos os meus problemas para trás. Minha única preocupação é se eu devo pular uma onda ou mergulhar nela. Depois de algum tempo, eu volto para casa tão exausta que simplesmente apago por várias horas. 
    Por que estou contando isso? Porque eu percebi que a vida é como o mar: às vezes está calmo, às vezes agitado. Às vezes vamos sentir vontade de entrar na água, às vezes vamos precisar ficar só observando. O que percebo é que quando as pessoas dizem que suas vidas são difíceis, é porque elas estão no mar, deixando as ondas baterem contra si. Para mim, isso é uma brincadeira, mas para a maioria das pessoas, a vida tem sido difícil porque elas realmente acreditam que a vida - aqui representada pelo mar - está realmente combatendo contra elas. A pergunta que fica é: isso é verdade? Ou se trata apenas de uma percepção equivocada de nossa parte? Ora, se o mar estiver muito agitado, talvez não seja de bom tom se banhar em suas águas. Ainda podemos nos sentar  na areia e apreciar sua beleza, ouvir as ondas quebrando na costa (quer coisa mais relaxante do que essa?). Toda a praia e o mar representam a vida.
    A questão é justamente essa: muitas vezes não conseguimos lidar bem com a paz. Já reparou como temos dificuldade de ficar em silêncio? Nos sentimos entediados com uma facilidade tremenda. Viemos de casas e famílias tão barulhentas que nos acostumamos com todo tipo de ruído e agitação. Tudo aquilo que é simples e belo, como observar o mar ou a natureza, por exemplo, se tornou um enorme fardo massante, porque isso é sinônimo de "tédio". Mas a verdade é que isso é paz
    Quando nos sentimos com tédio, logo pensamos "a vida está muito parada", então vamos atrás de algo que possa compensar de alguma maneira essa necessidade de agitação que foi criada dentro de nós. Isso equivale a se levantar e ir até o fundo do mar, guerrear contra as ondas. Não levamos em consideração que talvez o mar esteja agitado pela ressaca, ou que hajam correntes de retorno que nos levarão para onde não conseguimos alcançar o chão. Apenas tomamos a decisão de entrar, e vamos entrando. E depois reclamamos do quanto a vida não pode ser fácil! Estamos sempre gerando dificuldades porque não aprendemos a descansar e nem a lidar com o tédio. Parece que sempre nos sentimos atraídos para a agitação, e então fazemos coisas que não deveriamos fazer, e logo em seguida nos arrependemos por isso, e então precisamos lidar com a culpa do "por que eu fiz isso?". 
    Me lembro de várias ocasiões onde eu me sentia lutar contra a correnteza de um rio invisível, pedindo ajuda para Deus, e sua resposta para mim foi tão simples que eu realmente não acreditei. "Não pode ser tão simples assim!", pensei. E Deus me respondeu "a vida é simples, filha. Vocês [seres humanos] que costumam dificultar as coisas". Cheguei a conclusão que costumamos dificultar nossa vida porque precisamos compensar a nossa crença interna de que a vida é difícil. Mas e se pudéssemos mudar essa crença limitante em nosso inconsciente e tornar nossa vida mais fácil? É possivel e está apenas a uma oração de distância. 
    Eu Mateus 11:28-30, Jesus ensina que basta irmos até Ele quando estivermos cansados e sobrecarregados, e assim teremos descanso. Não apenas para o nosso corpo físico, mas também para a nossa alma (emoções). Quando estamos no mar, lutando contra as ondas e sendo levados à exaustão, podemos - e devemos - pedir ajuda a Jesus. Assim como Ele fez com Pedro quando este começou a afundar, após descer do barco, vindo imediatamente salvá-lo (Mateus 14:30-31), Jesus também faz conosco, e toda dificuldade se desfaz. Eu posso afirmar categoricamente que isso funciona, porque a partir do momento que passei a declarar "a vida é fácil, a vida é leve", gradativamente tudo foi se tornando mais fácil e mais leve. Qualquer lugar aonde eu vá ou qualquer pessoa com a qual eu fale que realmente tente tornar minha vida mais complicada, eu simplesmente me afasto porque entendo "esse é um sinal de Deus: se está difícil ou complicado, é porque isso não é para mim" e imediatamente eu me afasto. 

    Eu te encorajo a viver uma vida mais fácil e realmente apreciar a leveza do viver.