Pular para o conteúdo principal

A CHAVE DA FELICIDADE

    

    Alguém me perguntou recentemente se houve algum momento em meu passado que eu realmente fui feliz. Como filha de pais tóxicos e abusivos, não me lembro de muitos momentos em minha vida que eu tenha sido, de fato, feliz. Os abusos eram constantes, tanto da parte deles quanto da minha própria parte, pois eu acabava permitindo que outras pessoas (e até eu mesma) me tratassem de forma sub-humana e cruel. Aprendi a buscar minha felicidade no mundo materialista, comprando todo tipo de pertence. Isso me deixava feliz por dezessete segundos, até que a suposta felicidade passava. Além disso, desenvolvi vários vícios pra compensar a culpa e a frustração por não conseguir me fazer feliz por conta própria. 
    Me lembro perfeitamente do dia em que eu estava sentada em meu sofá, reclamando para Deus o quanto eu me sentia infeliz e triste por não ter tudo o que eu gostaria de ter. Então, em tom firme, Ele me disse "filha, descreva pra mim o que é essa felicidade que você tanto procura". Aquilo foi realmente um choque para mim. Eu nunca tinha pensado sobre isso: o que, de fato, era felicidade. Eu me queixava de ser infeliz, mas o que me faria feliz?? Eu já tinha tentado ser feliz de várias maneiras. Eu estava sempre pensando "quando eu tiver tal coisa, serei feliz", e então eu conseguia aquilo que eu queria, mas logo em seguida, já não me sentia feliz. Minha felicidade estava sempre no futuro. Era como se eu não me desse permissão para ser feliz aqui e agora. E naquele dia, eu entendi que buscar a felicidade depende muito mais de cuidar do seu jardim do que de caçar borboletas. Ou seja: não precisamos perseguir a felicidade. Quando estamos bem e em paz, atraímos a felicidade para nós.
    Como sempre, o único lugar que me trouxe respostas verdadeiras foi a Bíblia. Então vou dividir algo a respeito de felicidade que tem me ajudado a atraí-la para perto de mim:

1. Oração da Serenidade 

    Em grupos de 12 passos, aprendemos a oração da serenidade. Serenidade significa paz. É impossível sermos verdadeiramente felizes (note que eu estou dizendo ser feliz e não estar feliz) se temos uma mente agitada e caótica, debilitada por mágoas, raiva e culpa. Um segredo que descobri na oração da serenidade:

Senhor, 
concede-nos serenidade para aceitar as coisas que não podemos mudar, 
coragem para mudar aquelas que podemos 
e sabedoria para distinguir umas das outras. 

    Aceitação é a principal chave para a felicidade. Há situações que simplesmente não podemos mudar. Nós gostaríamos, mas simplesmente não podemos. Outras, nós podemos mudar. Talvéz estejamos com medo das mudanças, mas está ao nosso alcance. 
    Agora, o fato é que parte do motivo pelo qual deixamos de ser felizes é por que nos preocupamos excessivamente com muitas questões a nossa volta. A maioria delas nem sequer cabe a nós resolver, mas estamos lá, nos preocupando e desperdiçando nossa energia vital com situações que não são, de fato, problemas nossos. Um coração preocupado e aflito desabriga a serenidade. Sem serenidade, atraímos cada vez mais conflitos e preocupações. A verdadeira alegria simplesmente se afasta de nós.

2. Gratidão

    A maioria das pessoas simplesmente não é grata. Elas estão sempre reclamando de tudo que possuem e realmente acreditam que estão nesse mundo para serem servidas. Eu sei bem disso, porque eu mesma era uma dessas pessoas até que ocorreu o episódio que citei acima e eu fui confrontada por Deus. A gratidão faz com que entremos em um estado de contentamento com tudo aquilo que nós temos. Se você parar para analisar tudo o que possui, verá que tem muito mais que o necessário para sobreviver. Como diria a Joyce Meyer, "se você reclama do que tem, Deus não vai te dar coisas novas para reclamar". 
    A gratidão é um estado de espírito que pode (e deve) ser praticado todos os dias. Neurológicamente falando, a gratidão auxilia na produção de serotonina, neurotransmissor responsável por uma incrível sensação de bem estar e de reforço positivo de contentamento (algo como um sentimento de "eu tenho o suficiente para sobreviver"). Esse reforço positivo ativa células vinculadas ao hipocampo (memória) produzindo cura para as dores emocionais. Passamos a encarar os momentos, tanto bons como ruins como dádivas, situações nas quais sempre podemos aprender algo e avançarmos para o próximo degrau da nossa jornada.
    Moral da história: quer se tornar uma pessoa mais feliz? Para de olhar para fora. Olhe para dentro, para tudo aquilo que você já tem, material ou não, e agradeça por isso. Quem não dá o devido valor aquilo que tem acaba perdendo

3. Contentamento

    Contentamento tem a ver com a capacidade de sempre vermos o lado positivo da história. Tudo que acontece tem um lado positivo! Apenas não o vemos por que nos acostumamos com o que é mal e negativo. 
    Há um marcador em meu diário da gratidão que diz "do que eu posso reclamar hoje?". Eu tenho muitas coisas para reclamar, e eu sei de cada uma delas. Mas esse marcador me lembra que para cada reclamação que eu tenho, eu posso procurar algo positivo para agradecer. Isso aconteceu por que eu estava reclamando sobre ter que estar constantemente varrendo o piso da minha casa, então eu me lembrei que graças à Deus eu tenho uma casa própria, cujo porcelanato eu mesma escolhi, e é lindo! Às vezes é necessário limpá-lo, claro, mas esse é o "preço" que eu pago para ter uma casa limpa. Então aprendi a não reclamar sobre ter que limpar o piso, mas sim agradecer a Deus pela casa que Ele me deu. Isso me faz ter uma ótima sensação ao limpar o chão da minha casa. Não é mais uma obrigação, é um privilégio. 
    Da mesma maneira, o apóstolo Paulo, enquanto esteve preso por longos anos nas cadeias de Roma, escrevendo cartas para todas as igrejas que vinham se formando na Ásia, disse que aprendeu o segredo de ter uma vida contente, mesmo que ele não tivesse muitos bens materiais a sua disposição: ele sabia que era fortalecido por Jesus em todos os momentos da sua vida (Filipenses 4:12-13). Em Neemias 8:10 podemos ler que a alegria do Senhor é a nossa força. Então o que o apóstolo Paulo disse é que existia uma grande alegria em seu coração vinda da parte de Deus. Ele não se importava em estar preso. Ele sabia que estava cumprindo o propósito de Deus em sua vida e isso lhe bastava. E graças a Deus por isso, porque sem essas cartas não teríamos o Novo Testamento na Bíblia, com suas lições tão preciosas, como temos hoje. 

    Esses são alguns dos pensamentos que desenvolvi para atrair mais felicidade para minha vida. Partir em busca da felicidade foi uma jornada cansativa que me rendeu uma estranha sensação de incapacidade. Quanto mais "caçamos" a felicidade, mais ela foge de nós. Mais infelizes nos sentimos. Então minha oração é para que você possa atrair a felicidade de forma genuína e ser continuamente feliz, além de qualquer adversidade que você venha a enfrentar em sua vida. Afinal, a felicidade não está ligada com as circunstâncias, mas sim com nosso estado de espírito grato e sereno.